quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ito Ittosai

Ito Ittosai – parte 2.

A propósito do treinamento, ao fim que a tática não preceda a técnica é necessário manter o espírito vazio sem deixar lugar a pensamentos inúteis, como a lua que se reflete na água, somente assim consegue-se reagir em qualquer circunstância. Como a água não tem forma rígida, mas assume a forma de um recipiente, redondo ou quadrado, ou de qualquer outro tipo de recipiente, assim o treinamento não deve se plasmar em uma forma rígida e os movimentos da espada devem preceder as posturas do corpo. O caminho da espada consiste simplesmente em vencer com a espada, por isto que a espada compreende as técnicas, que estão fundamentadas sobre as razões. O espírito é o fundamento das técnicas, as posturas do corpo são os fundamentos dos movimentos da espada.
Geralmente, o essencial esta em baixo e o detalhe na superfície: isto consiste em vencer sempre. Mas quando o detalhe está em baixo e o essencial na superfície, a vitória se consegue por acaso. É então necessário aperfeiçoar-se no essencial e adestrar o detalhe.
Existem duas maneiras para superar o adversário: em TAI e em YU. O primeiro, em TAI, consiste em manter a mesma postura sem mudanças e atacar; o segundo em YU, consiste em mudar a postura segundo a situação e atacar rapidamente quando surgir o momento oportuno.
ITOSAI diz: “quando se precede o adversário em TAI, deve-se atacar partindo de uma postura constante, e para a defesa reage-se segundo a situação, com o objetivo de contrastar a tática do adversário.
Garantindo-se na defesa, ataca-se frontalmente. Neste caso, a tática é essencial e as técnicas secundárias. Quando se precede o adversário em YU, ataca-se com posturas variadas, mas deve se defender com uma postura constante, com o objetivo de destruir a defesa do adversário e contrastar as técnicas. Desta forma o ataque deve ser efetuado de uma distância longa. Neste caso, a técnica é essencial e a tática se torna secundária. Se, a propósito do ataque e da defesa, não se discerne nas técnicas e as razões de TAI e YU e se esforça para ganhar de qualquer jeito, estarás se comportando como se estivesse oferecendo a garganta ao adversário. É obvio que ocorre desenvolver a destreza.”
ITOSAI diz: “chamo técnica do papagaio aquela que consiste em apropriar-se das técnicas que o adversário quer utilizar. Quando o adversário ataca com força, responde-se com força, quando ataca devagar, responde-se devagar, quando ataca se bloqueia o ataque, quando ele está para bloquear se desvia o próprio ataque. Neste modo escolhe-se a própria tática seguindo a do adversário. Quando o adversário ataca com um espírito ausente de fingimento, se responde frontalmente, e quando o adversário finge distração, se reage com uma finta, quando o adversário demonstra fraqueza mesmo sendo dotado de grande capacidade, se faz a mesma coisa. Às vezes demonstra-se fraqueza escondendo a própria verdadeira força, às vezes ataca-se fazendo parecer que o próprio ataque seja uma finta, às vezes se comete um erro absurdo com a finalidade de fazer outra coisa. “O combate é o caminho do engano”, como diz justamente SUN TSU.”
O combate se desenvolve seguindo as regras da natureza, é necessário conformar-se com estas razões e adversários, como nós, eles reagem segundo as próprias capacidades. A regra, no combate, não é da espontaneidade sem adestramento. A espontaneidade deve ser acrescida do adestramento até um nível que espontaneamente, na vida de todos os dias, comportando-se conforme as regras da natureza.                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário