quarta-feira, 11 de abril de 2012

MOTIVAÇÃO

Dedicado à memória do O-Sensei Takashi Shimo (*18/09/52-07/05/93+)



MOTIVAÇÃO

     O professor deve ter muita habilidade para manter o aluno motivado porque o êxito na aprendizagem é vital. O aluno deve sentir que está melhorando tecnicamente e o professor deve aplicar-se ao máximo nesse ponto. 
        Às vezes é bom demonstrar algumas técnicas ou movimentos de kata com intenção de induzir os alunos a maiores esforços. No entanto, converter a sua demonstração em exibição pode causar um desconcerto nos alunos, pois aqueles que não conhecem ainda a causa do aprimoramento técnico – que é adquirido com  um treinamento intenso e adequado – estão vendo somente o resultado final dessa dedicação e podem ficar convencidos da absoluta falta de habilidade e condições de um dia poderem fazer o mesmo ou ainda, de que quem está demonstrando tem algum dom especial. 
        O karatê tem uma motivação própria muito particular: a dos graus, exames de faixas de kyu e dan. Muitos esportes não oferecem esse incentivo. 
        Enquanto que o caratê, além do prazer que propiciam os seus movimentos,  proporciona os exames de promoção de faixa, infelizmente um pouco deturpado pelos interesses comerciais de alguns professores.               Mas que, sem dúvida é a causa de muita gente trabalhar duro em seu treinamento para conseguir a faixa seguinte, porém isso é uma faca de dois gumes: se o aluno não consegue a faixa seguinte depois de uma quantidade de esforços que o indivíduo considera normal (e quem sabe quanto é isto?), pode ocorrer que perca o interesse e deixe o caratê por completo. Ou pior: alguns indivíduos fracassam nos exames de faixa preta, criam as suas “organizações” outorgam a si mesmo o grau, ou passam para outras "organizações de estilo" para obter a promoção.
        Infelizmente isso ocorria muito em um passado não muito distante, hoje menos. Mas a vaidade de alguns individuos é tão grande que isso ainda ocorre. No entanto, hoje, com as fiscalizações das entidades oficiais todos podem se abilitar aos exames de grau e ter um julgamento justo visto os parametros de cada um, como: idade, sexo, participação no desporto, etc. Sem dever favor algum as "organizações de estilo". 

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