terça-feira, 15 de maio de 2012

Dedicado à memória do O-Sensei Takashi Shimo (*18/09/52-07/05/93+)





A IMPORTÂNCIA DA DEMONSTRAÇÃO


  É de muita importância a apresentação inicial quando se for utilizar o enfoque global-parte-global para ensinar um golpe, e nesse caso deve-se lembrar o seguinte:

a) Executar a demonstração o melhor possível. A primeira imagem de uma técnica vista pelos alunos é de suma importância. Não se deve fazê-la lentamente, pois querendo que os alunos captem a verdadeira imagem do movimento ele deve ser feito dentro da velocidade e impacto do golpe; é importante que os alunos gravem o movimento verdadeiro. Após isso poderá ser feita uma demonstração lenta, mas deve-se sempre terminar com uma apresentação rápida;

b) Quando pedir aos alunos que repitam o movimento, deve-se verificar que o façam com velocidade. A velocidade é uma parte da forma, portanto deve ser posta em relevo desde o princípio;

c) Não terminar uma aula com demonstrações particulares. Deixe que os alunos tentem, mas cada um dentro da sua possibilidade. O melhor a fazer é deixar que os alunos mais avançados demonstrem a mesma técnica que o professor explicou, pois assim os demais terão também uma imagem distinta em relação à apresentação do  professor e a do executante. Se o professor demonstrar todas as técnicas há o perigo de os alunos copiarem o seu método pessoal em aplicar uma técnica, e isto não é conveniente. O que se deve transmitir é a imagem geral do movimento e não o estilo pessoal cada indivíduo.

EDUCATIVOS (Uchikomi)

    O educativo de um golpe, comumente chamado de uchikomi, ou seja, a repetição de um determinado movimento para se criar um hábito correto para a aplicação de uma técnica, faz parte das instruções de caratê. 
No entanto, um professor nunca deve esquecer que  a técnica ou a execução de um golpe não é um hábito, pois o hábito requer conformidade a uma seqüência de ações motoras já estabelecidas. Enquanto que no movimento livre de kumite os momentos quase nunca se repetem. Desta forma, fazer centenas de repetições parados e depois querer que esse hábito adquirido se repita quando se estiver em movimento é quase impossível.
 É tarefa do treinador inventar situações que produzam uma técnica eficiente adquirida a partir de um movimento fixo, ou seja, o oponente fica parado quando do uchikomi, mas no kumite livre isso não deve acontecer. Então, deve haver educativos que se aproximem dos movimentos reais de luta, nos quais especialmente o momento (tempo) e o espaço (distância) entre os dois lutadores (o famoso MA-AI, tão falado quanto mal explicado) possam ser adquiridos para transformar a técnica em um movimento de perícia.

Um comentário:

  1. Parabéns pela justa homenagem ao grande Mestre Takashi Shimo - tenho orgulho de ter recebido meu primeiro DAN de suas mão em 1986 pela CBK em Fortaleza junto com Ennio Vezule.
    Um nome que a Shotokan deve sempre honra.
    OSS...

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