sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

MIYAMOTO MUSASHI


     Miyamoto Musashi (1584-1646) foi um grande mestre de esgrima lendário. Com a idade de treze anos, enfrentou com uma espada de madeira (bo-ken) Arima Kihei, guerreiro de muita habilidade, e o matou. Com a idade de dezesseis anos com uma espada de aço matou Akiyama, que tinha uma fama de grande força. Na juventude, dos treze aos trinta anos, combateu mais de 60 vezes, às vezes contra vários adversários, vencendo sempre.
     Ele escreveu:Quando completei trinta anos, fiz uma autocrítica, pensando que, se tinha vencido, não era porque eu tivesse alcançado o ultimo estagio do Caminho (DÔ), mas com certeza com uma habilidade natural e muito treinamento, ou talvez do nível insuficiente dos meus adversários.Treinei todos os dias, da manhã à noite, e somente perto dos cinqüenta anos no Caminho da estratégia da arte marcial (katana). A começar daquele momento, me encontrei no fim do Caminho. E isto me consentiu de ser um Mestre em varias artes.
     Musashi viveu grande parte da sua vida viajando com o objetivo de aperfeiçoar a própria arte enfrentando numerosos adeptos da esgrima. Ensinou somente por alguns anos, em dois períodos: perto dos quarenta anos e próximo do fim da vida, quando eram acolhidos na corte dos grandes senhores feudais.Praticou outras artes, alcançando um nível muito elevado em caligrafia, pintura, escultura, poesia e cerimônia do chá. Apesar da sua fama, o seu ensinamento ficou ligado somente a sua pessoa, e a sua escola não tiveram continuidade depois da sua morte.
     Musashi pensava que a sua estratégia poderia ser aplicável aos combates de massas e tinha o desejo de experimentar a sua teoria na frente de um exercito. Mas a época em que ele viveu era o fim das guerras, uma paz consolidada e de burocratização. Não teve ocasião de colocar em vista as suas capacidades de homem de guerra e consequentemente alcançarem um alto nível social. Todavia, depois da sua morte, os adeptos da arte marcial continuaram a ler muito as suas obras.
     Musashi morreu com a idade de sessenta e dois anos. Foi autor de muitas obras, a ultima das quais, escrita aos sessenta anos, é considerada como a formulação mais sintética do seu pensamento. Esta obra tem o nome de GORIN NO SHO ( literalmente: Escritos das cinco rodas), é composto de cincos rótulos de papel, conhecido também como o Livro de Cinco Anéis.
O primeiro, o ESCRITO DA TERRA, diz sobre o sistema geral das escolas.
O segundo, o ESCRITO DA AGUA, descreve sobre tudo, as técnicas.
O terceiro, o ESCRITO DO FOGO, descreve como enfrentar o combate.
O quarto, o ESCRITO DO VENTO, uma critica sobre as outras escolas
O quinto,     o ESCRITO DO CEU (nada ou vazio), onde coloca as suas conclusões.                                                                                         PROXIMA POSTAGEM, alguns comentários sobre o “ESCRITO DO FOGO”.OSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário