quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

MIYAMOTO MUSASHI


O LIVRO DO FOGO:

A noção do Hyoshi ( ritmo/ cadência/ distância / movimento).
Musashi escreve. O ritmo encontra-se em todos os lugares, mas na Katana não pode ser adquirido sem treinamento. Na katana , o ritmo existe sob múltiplas formas, é muito importante conhecer e saber discernir entre os vários ritmos, o grande e o pequeno, o lento e o rápido, o ritmo igual,  o ritmo do MA (distância / intervalo) e o ritmo desigual. Este ultimo é essencial, sem ele , a espada não é segura. No combate, conhecendo o ritmo do adversário, devo utilizar um ritmo que ele não possa absolutamente prever, e vencerei fazendo surgir a naturalidade no ritmo da sabedoria.

A GUARDA SEM GUARDA.
A guarda fundamental é aquela de nível médio ( tchudan), todas as outras são uma variante daquela. Uma vez que se toma a espada, a finalidade é de fazer em pedaços o adversário. Se atacar, fintar, se defender, bloquear, tudo isso é para criar a ocasião para faze-lo em pedaços. Não existe uma posição de guarda fixa, tudo depende da situação de acordo com o adversário.

COMBATE CONTRA VARIOS ADVERSARIOS.

Quando se combate contra muitos, tem que usar as duas espadas, a curta e a longa, com os braços esticados a esquerda e direita. Quando os adversários atacam  de todos os lados, tem que lutar de forma que fiquem alinhados um atrás do outro, e se começa a lutar com aquele que está mais próximo. Tem que se ter uma visão muito ampla, ser preciso na hora de atacar e golpear em duas direções diferentes ao mesmo tempo, usando as duas espadas. Depois de ter golpeado, não se deve parar, mas retornar imediatamente na posição de partida. Quando os adversários avançam, deve se golpear com força o adversário mais próximo. É necessário manter de todas as formas os adversários um atrás do outro, como peixes a secar numa corda. Quando os adversários se apresentam na frente deve se destruir o conjunto com força. Não é conveniente atacar adversários que formam um grupo compacto, e não esperar que o adversário se aproxime antes de reagir.
É necessário vencer recolhendo o HYOSHI do adversário, encontrando os momentos de instabilidade do grupo. De vês em quando, tem que se treinar contra muitos, dirigindo-os.
E assim se aprende o que é o combate contra vários, o combate contra dez ou vinte pessoas se torna seguro tanto quanto o combate contra um único adversário. Tem que se treinar muito e com muita reflexão.
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário